Esta é mais uma atividade das letras do alfabeto que, apesar de parecerem simples, são ricas em conteúdo e você pode trabalhar várias habilidades através delas.

O primeiro conteúdo que pode ser trabalhado é a apresentação das 4 formas da letra W, você pode, como complementação, fazer o traçado na lousa e pedir que cada aluno também o faça na lousa, que eles adoram, ou ainda desenhar as letras no chão e pedir que a criança passe por cima da letra de acordo com o traçado, entre outras possibilidades de trabalho. Só depois de explorar as diferentes formas, peça que treinem na folha que já possui linhas grandes e marcadas para facilitar a escrita.

Outro conteúdo nesta atividade é a quadrinha, o pequeno texto com rimas, que é ótimo para memorização e muito importante para a fase de alfabetização. Sugiro que mantenha exposto na sala, em um cartaz, a quadrinha escrita e recite com os alunos todos os dias enquanto estiver trabalhando a letra W, sempre se lembrando de apontar para cada palavra escrita. Para facilitar a memorização, invente gestos para algumas palavras, o que deixa a brincadeira ainda mais divertida.

Ainda trabalhando a quadrinha, peça aos alunos que, depois de recitá-la juntos algumas vezes, encontrem a palavra que representa a imagem acima, no caso WI-FI e pinte de amarelo ou da cor que preferir. Faça questionamentos sobre essa palavra como: letra inicial e final, quantidade de letras e sílabas e outros que achar pertinente. Você pode inclusive trazer outros tipos de textos sobre o WI-FI( textos informativos, curiosidades, entre outros) e deixar disponível para os estudantes no cantinho da leitura ou até usá-los para a leitura deleite da semana, já permitindo o contato dos alunos com diferentes gêneros textuais.

Outra possibilidade nesta atividade é a criança entender que a leitura e escrita de um texto, como a quadrinha, começa de cima para baixo e da esquerda para direita. O que para nós já é automático, mas para uma criança talvez não o seja. Para isso, além da leitura coletiva com um cartaz em que aponte para cada palavra, você pode pedir que pinte de azul a primeira palavra e de vermelho a última palavra da quadrinha. Outra possibilidade é o uso do caderno, você pode pedir que a criança copie em seu caderno a quadrinha.

Ainda na quadrinha, temos as rimas. Levando a criança a notar o som final das palavras e compreender que as sílabas representam sons. Peça que sublinhem de laranja (ou da cor que preferir) as rimas desta quadrinha. (WEBCAM-WILLIAM)

Para finalizar, você também pode trabalhar a segmentação entre as palavras. Pintando, junto com os alunos os espaços entre elas. Mas lembre-se, o aluno ainda não tem autonomia para realizar esta atividade sem o apoio do professor, principalmente aqueles que ainda não são alfabetizados, necessitando de apoio para sua realização.


Habilidades:

EF01LP01- Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.

EF12LP01- Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

EF01LP04- Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.


Já temos disponível outras atividades como essa de outras letras do alfabeto. Confira procurando nas páginas do 1º ano!




Para baixar esta atividade, basta clicar no link abaixo.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade